Jovens condenados a seis meses de prisão e 91 chicotadas por dançarem música 'Happy' no Irã


A justiça iraniana condenou na quarta-feira a seis meses de prisão e 91 chicotadas os seis iranianos presos em maio por dançarem e cantarem no vídeo da música "Happy", do cantor americano Pharrell Williams, informou a Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã. 

Os jovens e o diretor do vídeo, Sassan Solemani, foram julgados na semana passada e condenados por "participar na produção de um vídeo vulgar" e "manter relações ilícitas".

No entanto, as sentenças foram suspensas, mas somente se eles não forem novamente presos em três anos, informou o advogado do grupo, Farshid Rofugaran. O julgamento ocorreu pouco antes da da visita do presidente iraniano, Hasan Rohani, a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU.


- A pena suspensa torna-se nula e sem efeito após um determinado período de tempo - disse Rofugaran. - Quando uma pena é suspensa, o veredicto não é realizado, mas se nesse período um crime semelhante for cometido está comprometida, então o acusado está sujeito a punição legal e a pena suspensa também pode ser cumprida.



0 comentários: