Encontrada em diversas culturas, a tatuagem existe há milhares de anos, mas com o crescimento da indústria de modificação corporal a prática ficou bem mais sofisticada. Até recentemente, elas eram quase sempre bidimensionais: imagens planas sem profundidade no design. Porém, nos últimos anos, alguns artistas se especializaram em tattos tridimensionais, que provocam ilusão de ótica ao observar a região da pele em que a arte foi gravada.
O efeito 3D acontece porque além das formas tradicionais da tatuagem, o artista usa técnicas de sobreamento e mistura de cores capazes de criar um senso de profundidade parecido com o que vemos em animações de três dimensões. Alguns deles chegam a aplicar injeções de ácido hialurônico sob a pele, o qual é comumente utilizado em clínicas de estética para tratar rugas.
Ao preencher os espaços vazios entre as células com a substância, este método eleva fisicamente a região onde a tatuagem foi realizada em aproximadamente dois milímetros. Fora as preocupações com a segurança, o lado ruim de usar a substância é que ela se esgota com o tempo -- em 6 meses ou um ano você voltará vê-la em apenas duas dimensões.
Sim, o resultado fica incrível -- como você pode conferir nos exemplos abaixo -- mas a técnica não vem sendo usada apenas no universo da moda. Na verdade, muitos profissionais do ramo estão ajudando vítimas de amputações, displasia ectodérmica e câncer de mama a levar uma vida melhor. Um bom exemplo disso são os mamilos em 3D, cujo resultado é tão real que acaba proporcionando um senso de normalidade após uma mastectomia.
0 comentários:
Postar um comentário