Ataque do Taleban mata autoridades do FMI e da ONU


Um homem-bomba e atiradores do Taliban atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros na capital do Afeganistão na noite de sexta-feira, matando até 21 pessoas, incluindo quatro funcionários da Organização das Nações Unidas e o alto representante do Fundo Monetário Internacional no Afeganistão.
 
Homens armados invadiram o restaurante e dispararam contra os comensais após o homem-bomba se explodir perto da entrada por volta das 19h30 de sexta-feira.

Treze estrangeiros estão entre os mortos, segundo a polícia. Neste sábado, a embaixada dos EUA disse em um post no Twitter que pelo menos dois cidadãos norte-americanos foram mortos, enquanto a Grã-Bretanha e Canadá também confirmou a morte de dois cidadãos cada.

Rajadas esporádicas de tiros continuaram por cerca de uma hora depois da explosão inicial, e os dois homens armados dentro do restaurante libanês foram mortos a tiros por policiais, disse uma autoridade afegã.

A maioria das forças estrangeiras estão se preparando para deixar o Afeganistão neste ano, após mais de uma década de guerra. Há temores de que o Taliban vai intensificar ataques até a eleição em abril, quando o país escolherá o sucessor do presidente Hamid Karzai.

O taliban reivindicou a responsabilidade pelo ataque e o classificou de vingança por um ataque aéreo dos EUA no início desta semana. O ação norte-americana também foi condenada por Karzai por ter resultado na morte de oito civis.

Tiros podiam ser ouvidos em toda zona diplomática da capital por alguns minutos após a primeira explosão.
Vários funcionários da cozinha do restaurante sobreviveram fugindo para o telhado, onde eles se esconderam até que foram resgatados pela polícia.

0 comentários: