Tudo o que você precisa saber sobre VANTs


                                     foto






O avanço das tecnologias aliado ao crescimento mundial do mercado dos veículos aéreos não tripulados tem permitido que um número cada vez maior de pessoas escute palavras como VANTs, Drones e UAV. Mas afinal, o que são? Como surgiram? Há quanto tempo existem? Para o que e para quem servem? Como a sociedade poderia tirar proveito desta tecnologia? Estas respostas e mais tudo o que você precisa saber sobre VANTS a seguir.




O que são?


Veículo aéreo não tripulável é todo e qualquer tipo de aeronave que consiga desempenhar todas as suas funções sem a necessidade de piloto em seu interior. Um VANT pode ser remotamente controlado, sendo que o seu voo se dá todo através do controle de pessoas em uma base, ou ainda pode tratar-se de um veículo comandado inteiramente por meio de controladores lógicos programáveis (CLP), onde não se faz necessária a intervenção humana durante o voo.


Quanto às suas características físicas, podem ser as mais diversas que permita a criatividade, os avanços tecnológicos e as leis da aerodinâmica. Todas as características podem variar muito, dependendo do propósito para o qual ele possa vir a ser construído. Os modelos mais comuns medem entre três e sete metros de asa e podem pesar de 4 a 200 quilos. 




A História dos VANTs


Engana-se quem pensa que a história dos VANTs é recente. A primeira aeronave que conseguiu realizar o voo controlada remotamente data do ano de 1917, tendo sido desenvolvida pelos americanos Peter Cooper Hewitt e Elmer Sperry para fins militares durante a Primeira Guerra Mundial, dando início a longa história dos UAV (Unmanned aerial vehicle).





Até o ano de 1935, os VANTs não tinham a capacidade de retornar ao local de onde haviam saído. Porém, neste ano, com a invenção do DH-82B Queen Bee, ocorre este grande avanço, que permite aumentar exponencialmente as formas de utilização para os veículos aéreos remotamente controlados. Este modelo foi utilizado pela Marinha e pela Força Aérea Real Britânica até o ano de 1947.


Entre as décadas de 1950 e 1970, os americanos dominam a produção dos VANTs e aprimoram as suas possibilidades, sendo que neste período nascem os primeiros voos a jato, além de torarem-se cada vez mais capazes de alcançarem altas altitudes e alta velocidade.


Durante a década de 1980, ocorre a construção do primeiro VANT no Brasil. Tendo sido realizado com a finalidade de servir de alvo aéreo para treinamentos militares, acabou nunca sendo utilizado e o seu único exemplar encontra-se atualmente em um museu.


Com todos os avanços tecnológicos ocorridos a partir da década de 1980, a produção e a utilização vos VANTs cresceu de modo vertiginoso. Atualmente, diversas empresas dos mais variados portes encontram-se trabalhando diretamente ou atuando no aprimoramento deste setor.




Para que servem


Embora a utilização mais conhecida historicamente para os VANTs seja através da sua finalidade militar, o que lhe atribui o aspecto da segurança, os veículos aéreos podem ser empregados em diversas tarefas civis, como o auxílio no aumento de produção da agricultura, a facilidade na geolocalização, o monitoramento de áreas remotas e diversas outras formas.


Cabe-se destacar então, que a maior parte da utilização proposta para os veículos aéreos não tripuláveis encontra-se na forma de benefícios para a sociedade, ou seja, esta tecnologia está disponível para que possa ser utilizada para o bem e, de fato, ela assim o é. Porém, a sua utilização mais divulgada midiaticamente ocorre apenas no que diz respeito ao outro lado, as causas militares.


Abaixo, destacamos algumas das formas como os VANTs poderiam servir beneficamente para toda a sociedade:


- Monitoramento de áreas de risco com a finalidade de prevenir desastres naturais;



-

Mapeamento rápido e preciso de grandes áreas;


- Auxílio nas tarefas de busca;


- Transporte de materiais e mantimentos;


- Filmagens em geral;


- Detecção de incêndios florestais;


- Controle de reservas naturais.



Ainda há diversas outras formas de empregabilidade civil aos VANTs, que não foram abordadas nesta publicação, porém, com ela, sabemos que agora você consegue entender um pouco melhor sobre o que são os VANTs, a história deles, para que servem e como podem ser utilizados para trazer benefícios à nossa sociedade.

TEXTO: ORONIAN MENDES

0 comentários: