Através de um processo muito simples, você pode obter um belo e eficaz arco e flecha caseiro, para utilizar deste artefato milenar nas mais diversas situações. Seja para praticar tiro-ao-alvo ou até mesmo para caçar, o arco e flecha continua sendo um objeto bastante útil no campo e divertido para se ter nas cidades. Então, se você quer ter um arco e flecha sem precisar gastar dinheiro, acompanhe as instruções abaixo e aprenda tudo sobre como fazer um arco e flecha.
O arco pode ser feito de uma única peça, seja ela de madeira, fibra, PVC, ou, até mesmo, como nos primórdios da história da arquearia, osso. O importante é que seja um material que permita uma boa envergadura, a fim de que se forme um ângulo ideal para o lançamento das flechas. Quanto mais no formato de parênteses for o seu arco, maior poderá ser a sua potência.
É muito fácil encontrar todo o material que você precisa para construir o arco, sendo que pode estar na sua casa ou nas imediações, e ainda encontram-se disponíveis no comércio. Além do pedaço de madeira, do cano de PVC, ou da barra de ferro, que formará a chamada riser, parte do arco segurada pelo arqueiro, será preciso um fio de nylon grosso, barbante ou uma corda específica e faca.
O arco:
Se optar por utilizar a madeira como matéria-prima, a primeira parte para se construir o arco deve ser a limpeza desta madeira com uma faca. Geralmente, há saliências na madeira, que precisam ser removidas para que se tenha um bom arco. No caso de cano de PVC ou barra de ferro, a riser já deve vir arcada, ou seja, já deve possuir uma forma arqueada, a fim de facilitar o processo para colocar a corda que lançará as flechas. Use a faca para fazer dois entalhes nas pontas da madeira, nas partes em que deverá ser colocada a corda, chamadas de lâminas do arco.
Corte a corda tendo em vista uma medição de três quartos do total de seu arco, para permitir uma boa envergadura durante o lançamento das flechas e, consequentemente, mais potência para o arco. Amarre a corda nas duas pontas e certifique-se de dar um nó em torno dos entalhes de cada uma das extremidades. Pronto, o arco já está pronto para uso e, agora, só precisam ser feitas as flechas.
As flechas:
Encontre gravetos e corte uma de suas pontas com uma faca em forma retilínea, moldando-as para que fiquem pontiagudas. Se você não encontrar os gravetos, ou não quiser fabricar as suas próprias flechas, pode ir até alguma madeireira e comprar pequenos pedaços de madeira que também podem funcionar como ótimas flechas.
Contudo, você já sabe como fazer um arco e flecha e, com um pouco de prática, já estará apto a utilizá-lo nas mais distintas situações. Uma última dica importante, que diz respeito à conservação do seu arco, é que se recomenda que ele nunca seja guardado encordado, ou seja, sempre ao terminar de usar o arco, tire a corda, a fim de aumentar a sua vida útil. Agora, tendo o arco e as flechas em mãos, você já pode começar a se divertir, mas sem nunca esquecer de sempre utilizá-lo com muito cuidado.
0 comentários:
Postar um comentário