O Parque Nacional de Virunga ( francês : Parc National des Virunga), anteriormente chamado Albert National Park, é um 7.800 quilômetros quadrados (3,000 sq mi) Parque Nacional, que se estende desde as Montanhas Virunga do Sul, para a Montanhas Rwenzori no Norte , no leste da República Democrática do Congo , na fronteira com Parque Nacional dos Vulcões , em Ruanda e Montanhas Rwenzori Parque Nacional e Queen Elizabeth National Park , em Uganda . O parque foi criado em 1925 como parque nacional da África do primeiro e é um UNESCO designado Património Mundial desde 1979. Nos últimos anos, a caça furtiva eo Congo Guerra Civil danificaram gravemente a sua população selvagem. O parque é gerido pelas autoridades congolesas parque nacional, o Institut Congolais pour la Conservation de la Nature (ICCN) e seu parceiro a África Conservation Fund (UK)
HISTORIA
O parque foi criado em 1925 pelo rei Alberto I da Bélgica como o primeiro parque nacional no continente da África. Foi fundada principalmente para proteger os gorilas da montanha vivem nas florestas das Montanhas Virunga controlados pelo Congo Belga , mas posteriormente ampliado para incluir o norte Plains Rwindi , lago Edward e as Montanhas Rwenzori, no extremo norte.
Nos primeiros 35 anos, o limite do parque tomou forma, a caça ilegal foi reduzido ao mínimo e turismo sustentável prosperou devido ao trabalho de uma grande massa de mão-colhidos rangers congoleses e guardas dedicados. Remuneração da terra e da utilização de recursos do parque, como a pesca ea caça pela população local tornou-se um problema em curso e foram feitas tentativas para resolver estas questões.
Quando os belgas concedeu a independência do Congo, em 1960, o novo estado se deteriorou rapidamente, assim como o parque. Foi somente em 1969, quando o Presidente Mobutu começou a tomar um interesse pessoal em conservação, que o parque foi reavivado. No processo de Mobutu africanização campanha, foi rebatizado de Virunga National Park, e da Autoridade Wildlife primeiro congolês foi estabelecida.
Virunga se saíram bem durante a maior parte da década de 1970. O investimento estrangeiro ajudou a melhorar infra-estrutura do parque e instalações de treinamento, eo parque se tornou um destino popular para turistas, recebendo, em média, 6.500 visitantes por ano. Em 1979, a UNESCO designou o parque como um Patrimônio da Humanidade.
Em meados de 1980 o regime de Mobutu começou a perder a sua permanência no poder eo país começou um longo declínio no caos. O parque sofreu terrivelmente. Caçando grandes populações de mamíferos empobrecido Virunga, infra-estrutura foi destruída, e muitos guardas foram mortos. A Autoridade de Vida Selvagem congolês lentamente perdeu o controle de Virunga e UNESCO mudou o Mundial da UNESCO para "em perigo".
Ao longo dos anos 25 que se seguiram, o pessoal do parque sofreu uma série quase ininterrupta de ensaios, que incluiu uma crise de refugiados do genocídio ruandês que contribuiu para a grave destruição das florestas do parque, e penetração milícia armada em todo o parque. A guerra do Kivu centrado exatamente no parque, com as forças rebeldes ocupando a sede do parque e expulsar o pessoal do parque. Até o final de 2008, parecia que Virunga, mas tudo foi destruído.
A situação política na RDC mudou exponencialmente desde então. O parque está de volta nas mãos do ICCN e desfrutar do maior ressurgimento do turismo e do desenvolvimento de sua história. Os doadores internacionais estão investindo no desenvolvimento de infra-estrutura do parque em níveis sem precedentes. Gestão de Virunga é eficiente e transparente e moral entre os guardas está em um momento alto.
O turismo aumentou de zero em 2008, para aproximadamente para mais de 3000 em 2011, com números de crescimento constante. Atividades turísticas estão sendo desenvolvidas novas no parque, incluindo a habituação dos chimpanzés na floresta Tongo e um chalé high-end convenientemente localizado perto do centro das três principais atrações turísticas no setor sul, ao norte de Goma.
Primeiro parque nacional da África conseguiu preservar a sua diversidade de espécies e sua população de gorilas da montanha mais que dobraram em número desde o final de 1980 em grande parte por causa da dedicação dos guardas e funcionários, apesar das condições excepcionalmente difíceis. Mais de 140 guardas de Virunga perderam suas vidas que protegem o parque desde o início da guerra, em 1996.
FOTOS
GORILA DA MONTANHA
0 comentários:
Postar um comentário